Bem-vindo ao guia definitivo de tudo que é preciso saber sobre a WeWeb, a revolucionária ferramenta de desenvolvimento visual Low Code voltada para a criação de aplicativos web.
Esta plataforma inovadora possui uma variedade de recursos e funcionalidades que prometem transformar a forma como desenvolvemos aplicativos, focando em simplicidade, eficiência, responsividade e acessibilidade.
Ao longo deste guia, estaremos explorando cada detalhe dessa plataforma, desde suas funcionalidades mais marcantes até suas eventuais limitações.
Nosso objetivo é oferecer informações úteis e práticas para todos aqueles desenvolvedores que estão prontos para embarcar nessa jornada de aprendizado e começar a utilizar o WeWeb da melhor forma possível.
E para todos aqueles que buscam um entendimento total de tudo que há para explorar no WeWeb, prepararemos uma excelente recomendação para aumentar seus conhecimentos e aprimorar suas habilidades de desenvolvimento.
Então, vamos juntos nesta jornada de aprendizado, descobrindo como começar a criar aplicativos web rentáveis e de sucesso com o WeWeb. Acompanhe-nos!
Índice
O que é WeWeb?
O WeWeb é uma plataforma Low Code revolucionária de desenvolvimento web que permite a criação de aplicativos web totalmente responsivos, com interfaces atraentes e elementos visuais excepcionais.
Com sua interface intuitiva e ferramentas visuais robustas, o WeWeb torna extremamente fácil e rápido desenvolver sites e aplicativos web, tudo isso sem precisar saber programação.
Como funciona o WeWeb?
O WeWeb promete a criação de aplicativos 10 vezes mais rápido, criando frontends personalizados e conectados ao seu próprio backend. Com ele, é possível criar portais de clientes, plataformas SaaS multi locatários ou aplicativos internos.
Através de sua interface de programação visual, WeWeb permite criar designs únicos e responsivos, com total liberdade de design.
WeWeb é uma plataforma de construção de interfaces frontend única. Facilmente conectável aos principais backends, você pode criar, ler, atualizar e excluir informações com desempenho excepcional – com baixa necessidade de programação.
Para quem é WeWeb?
Se você é um usuário mais avançado que tem familiaridade com Javascript, está planejando criar um aplicativo web, e precisa de acesso ao código fonte, o WeWeb é perfeito para você.
Ao remover a necessidade de codificação, o WeWeb permite que qualquer pessoa transforme ideias em realidade digital, criando aplicativos web de forma rápida, fácil e intuitiva.
E, se os recursos sem códigos não forem o suficiente para as suas necessidades, a plataforma ainda oferece a possibilidade de inserir códigos, para personalizar ainda mais sua experiência e atender as necessidades do seu projeto.
Para quem não é
Se você não precisa exportar o código fonte, é altamente recomendado o uso do Bubble para o desenvolvimento do seu projeto, pois é mais simples de utilizar e conta com servidor e banco de dados prontos.
Contudo, se o que você estiver criando precisar ser um aplicativo nativo, é recomendado o uso do Flutterflow, pois possui recursos nativos próprios para a criação de aplicativos mobile.
WeWeb serve para criar sites?
Não, a plataforma do WeWeb não foi feita especificamente para a criação de sites, já que o principal foco da ferramenta é o desenvolvimento de aplicativos web 100% responsivos.
WeWeb cria sites simples também, mas consideramos que não seja a ferramenta mais apropriada pra isso, pois existem ferramentas mais simples para criação de sites, como WordPress ou Wix. Indicamos WeWeb para criação de aplicações web.
WeWeb serve para criar aplicativos web e PWA?
Sim, WeWeb é perfeitamente capaz de criar aplicativos, tanto web quanto em formato PWA – Aplicações Web Progressivas. Assim, qualquer usuário pode criar um aplicativo web que seus clientes poderão instalar em seus telefones e tablets.
WeWeb serve para criar aplicativos nativos?
Não. WeWeb é uma ferramenta de desenvolvimento Low Code com foco em desenvolver aplicativos web de forma rápida e prática. Ele não possui recursos para a criação de aplicações nativas, e também não existem planos para lançar apps móveis nativos no curto prazo.
Porém, como vimos acima, os aplicativos desenvolvidos em WeWeb podem ser usados como PWA em dispositivos móveis.
WeWeb possui backend, servidor e banco de dados?
Não, WeWeb é um framework frontend, então não possui backend, servidor ou banco de dados. Porém, ele possui integrações nativas com backends externos e servidores, bem como banco de dados.
Quais backends posso integrar com WeWeb?
WeWeb já oferece uma integração nativa com alguns dos principais bancos de dados como Xano, Supabase, Firebase, Airtable, Google Planilhas ou até mesmo uma API personalizada.
Você pode tirar vantagem de várias fontes de dados nativas e não precisa criar tudo do zero. Além disso, a integração NPM de bibliotecas prontas é outra grande vantagem.
Tipos de aplicativos que são possíveis criar com WeWeb
WeWeb é uma ferramenta versátil que permite a criação de diversos modelos de aplicativos, como os exemplos de categorias de apps web que veremos a seguir:
- Aplicativos delivery, como Kyte, Deliverydireto, Goomer;
- Redes sociais, como Facebook, Pinterest, Twitter, Instagram;
- EAD/Cursos online, como Hotmart, Cademi, PrimeCursos;
- Fintechs, como Mobilis, bancos digitais, Kinvo, Realvalor;
- Lojas virtuais, como Surf Happy, Forrest, Pact, Aliexpress;
- Aplicativo de mobilidade urbana, como Uber, 99, Waze;
- Marketplaces, como Olx, MercadoLivre, Airbnb, DogHero;
- Sistemas de gestão, como Tiny ERP, Omie, Bling; e
- CRM/Vendas, como Pipedrive, Bitrix, Agendor.
Quais recursos WeWeb não tem?
WeWeb certamente é uma solução excelente para o desenvolvimento de aplicativos web com baixa codificação e processos mais rápidos do que a maioria de seus concorrentes, mas existem alguns recursos que faltam na plataforma.
Como a maioria de outras plataformas de desenvolvimento visual de aplicações, tanto web quanto mobile, WeWeb não pode ser utilizado para a criação de jogos em 3D. Assim como Bubble, talvez seja possível criar jogos simples em 2D, mas jamais em 3D.
Outra grande limitação do WeWeb são aplicativos móveis e/ou nativos. Apesar de podermos usar aplicativos WeWeb como PWA, eles não terão os recursos nativos, como uso offline, segundo plano ou push, diferente do FlutterFlow, por exemplo.
É possível inserir códigos no WeWeb?
Sim, WeWeb é considerado uma plataforma de desenvolvimento visual Low Code, sendo possível inserir códigos HTML, CSS e JavaScript, as tecnologias mais populares e comumente utilizadas em criações de aplicativos web. WeWeb também possui uma estrutura completa para integração com componente Vue.js.
Exemplos de aplicativos criados em WeWeb
Como vimos, é possível criar uma ampla gama de aplicativos utilizando o WeWeb; as possibilidades são praticamente infinitas. Vamos ver abaixo exemplos de alguns aplicativos de sucesso que foram criados em WeWeb:
SkipMatrix
SkipMatrix é uma plataforma avançada especialmente desenvolvida para profissionais do mercado imobiliário, com foco em monitorar saltos e gerar leads.
Utilizando Inteligência Artificial e algoritmos de Machine Learning, a plataforma varre diversas fontes de dados para fornecer informações de contato precisas e atualizadas, incluindo números de telefone, e-mails e endereços de correspondência.
Oferecendo até 110 pontos de dados de contato, SkipMatrix permite aos usuários realizar pesquisas direcionadas com base em parâmetros como localização, tipo de propriedade e informações demográficas.
Por proporcionar recursos para expandir os negócios e garantir vantagem competitiva no setor, SkipMatrix se tornou um item indispensável para corretores, investidores e agentes imobiliários.
Aloe Digital Solutions
Aloe Digital Solutions é uma plataforma de software projetada para auxiliar profissionais médicos acadêmicos, possuindo funcionalidades para acelerar os processos de educação médica, fornecendo recursos como:
- Agendamento curricular;
- Bancos de perguntas;
- Bibliotecas de políticas; e
- Feeds de notícias.
Sua interface intuitiva e prática pode ser baixada e acessada como um aplicativo da web progressivo em dispositivos diversos, como tablets e telefones celulares.
Flexibl
A Flexibl é uma ferramenta de análise financeira criada especificamente para empresas que operam com serviços como software, com foco na maximização da receita de transações – SaaS.
Oferece um painel unificado que conecta dados de transações de software e pagamentos para produzir informações valiosas para a gestão de negócios e monetização.
Com recursos para reconciliação inteligente e planejamento financeiro, a Flexibl garante a precisão das informações e evita a redundância.
Ao se destacar nas áreas de pagamentos, dados e SaaS, a plataforma promove a transparência e a alfabetização de dados.
Quanto custa o WeWeb?
WeWeb apresenta quatro planos de projeto, além dos planos de espaço de trabalho que podem ser conferidos na página de precificação da plataforma. Vamos entender melhor como funcionam os planos de projeto, sendo eles: Free, Starter, Scale e Enterprise.
- Plano Free, totalmente gratuito: Use todos os recursos no modo de desenvolvimento, suporte da comunidade, modelos e kits de IU
- Plano Starter, $49 por mês: Aplicativo em live, domínio personalizado, plugins ilimitados, armazenamento de arquivos 1Gb, exportação de código e auto-hospedagem, 1 backup automático do editor por dia
- Plano Scale, $179 por mês: Tudo do Starter + armazenamento de arquivos de 10Gb, funções e permissões, sistema de cache de dados, 1 backup automático do editor por hora, backups manuais ilimitados do editor, preparação e versionamento de aplicativos de produção, 3 backups de aplicativos de produção
- Plano Enterprise, personalizado: Tudo do Starter + armazenamento de arquivos personalizado, funções e permissões, sistema de cache de dados, versionamento e teste, quantidade personalizada de backups, SSO
Como funciona o plano gratuito do WeWeb?
O plano gratuito do WeWeb, além de apresentar os recursos vistos acima, te dá acesso a absolutamente todas as funcionalidades de criação da plataforma, te permitindo desenvolver seu aplicativo inteiro, praticamente.
Porém, o plano gratuito se limita apenas à criação. Se você pretende publicar seu aplicativo web para comercialização, é preciso necessariamente migrar para qualquer um dos planos pagos.
Como WeWeb se compara com outras ferramentas No Code e Low Code?
Sabemos que, além de WeWeb, o universo do desenvolvimento visual abriga uma diversidade de ferramentas, tanto No Code quanto Low Code, que estão disponíveis para nos auxiliar na criação e desenvolvimento de aplicativos de forma rápida e simplificada.
As opções de plataformas disponíveis para desenvolvedores atualmente são muitas, e isso pode dificultar bastante a escolha da ferramenta certa para o desenvolvimento do seu projeto. Por isso, vamos conferir a seguir uma comparação com algumas ferramentas:
WeWeb x FlutterFlow
Apesar de WeWeb e FlutterFlow serem consideradas plataformas de desenvolvimento visual bem semelhantes, especialmente por ambas se tratarem apenas de frontend e permitirem a exportação do código fonte, ainda existe uma diferença gritante entre elas.
Essa diferença consiste basicamente no objetivo e necessidades do seu projeto, já que o uso de WeWeb é mais recomendado para aplicações web, enquanto o uso de FlutterFlow é recomendado para o desenvolvimento de aplicativos nativos, com recursos nativos.
WeWeb x Bubble
WeWeb é uma ferramenta de desenvolvimento visual Low Code, projetado apenas para criar o frontend, enquanto Bubble é uma ferramenta de desenvolvimento visual No Code, que possui não apenas o frontend como também banco de dados próprio.
Mas as diferenças entre essas plataformas não param por aí: Enquanto Bubble não permite acesso ao código fonte do seu aplicativo, WeWeb permite acesso total ao código, bem como sua exportação, podendo hospedar em qualquer lugar.
WeWeb x WordPress
Logo de cara podemos ver uma diferença significativa entre essas plataformas, já que, enquanto WeWeb é uma ferramenta de desenvolvimento de aplicativos web, WordPress é um criador de sites, blogs e portais simples.
O objetivo e finalidade de ambas as ferramentas são muito distintos, assim como as capacidades e público-alvo de cada uma. Se você deseja criar um site personalizado, definitivamente sua solução é o WordPress, mas se pretende criar um app web, deve usar WeWeb.
WeWeb x OutSystems
OutSystems é uma ferramenta de desenvolvimento Low Code, tal como WeWeb, mas ambas as plataformas têm objetivos bem diferentes. Primeiramente, enquanto WeWeb foca em aplicativos web responsivos, OutSystems se dedica a apps corporativos de uso interno.
Aplicativos criados em WeWeb têm como objetivo o alcance de usuários e a escalabilidade, porém isso é totalmente o oposto de OutSystems, que prioriza a otimização de processos internos com mais rapidez do que com programação tradicional.
WeWeb x PowerApps
A Microsoft criou o PowerApps com o intuito de desenvolver aplicativos empresariais, o que significa que o aplicativo não estará disponível para uso público, mas sim para uso interno na sua empresa.
Bem diferente do WeWeb, cujo objetivo é justamente publicar e comercializar aplicativos web. Enquanto WeWeb possui recursos avançados e implementação de código personalizado, PowerApps se concentra bem mais no modelo Drag and Drop, sendo mais limitado.
WeWeb exporta código fonte?
Sim, WeWeb te permite acessar e exportar o código fonte, para inclusive hospedar em seu servidor próprio, se desejar, ou entregar para um cliente no caso de desenvolvedores freelancer. O WeWeb oferece total liberdade para exportar o código fonte.
WeWeb exporta o banco de dados?
Não. Por se tratar de uma plataforma frontend, WeWeb simplesmente não possui um banco de dados para ser exportado. Para conseguir exportar o banco de dados, é preciso verificar se o backend conectado permite a exportação.
Por sorte, a grande maioria dos backends externos permitem a exportação de dados, então você não terá problemas com isso.
Consigo hospedar um aplicativo em meu servidor próprio?
Sim, é possível hospedar um aplicativo criado em WeWeb em seu servidor próprio devido à auto-hospedagem da plataforma. Estando em qualquer plano pago, você pode implantar seus aplicativos e sua própria infraestrutura com exportação completa de código.
Ou seja, você pode construir seu frontend no editor WeWeb e hospedá-lo em qualquer lugar livremente.
Quais são as tecnologias e linguagens por trás do WeWeb?
Mesmo que não seja necessário ter entendimento profundo acerca do funcionamento interno do WeWeb, ele é construído com base em CSS e JS. Além disso, é possível adicionar CSS e JS personalizados quando as propriedades sem código não forem suficientes.
É possível escalar e criar grandes aplicativos em WeWeb?
Sim, é perfeitamente possível criar aplicativos grandes e escalar com WeWeb. Isso se deve a dois fatores interessantes de observar ao desenvolver um aplicativo na plataforma: a escolha livre do backend externo, e os padrões de desenvolvimento web.
WeWeb implanta SPAs vue.js padrão em uma infraestrutura AWS escalável, sendo que vue.js é um framework progressivo e amigável, garantindo uma experiência mais fluída e responsiva para o usuário.
O AWS monitora os aplicativos e ajusta automaticamente a capacidade para manter um desempenho constante e previsível pelo menor custo possível. Assim, é fácil configurar a escalabilidade de aplicativos para vários recursos.
É possível fazer integrações API no WeWeb?
Sim. A forma como o WeWeb lida com integração de API é muito boa, pois traz todo o retorno em formato JSON de uma chamada API, permitindo tratar os dados de maneira similar àquela utilizada com JavaScript.
Não há limites para suas aplicações, podendo conectar os aplicativos web às suas ferramentas favoritas através de integrações nativas, ou integrando qualquer serviço que possua API.
Qual o limite de banco de dados do WeWeb?
Como vimos, o WeWeb é uma ferramenta de desenvolvimento visual que apresenta apenas o frontend, não possuindo banco de dados; então, não existe um limite de banco de dados para o WeWeb, pois ele não possui nenhum banco de dados.
Porém, também vimos anteriormente que o WeWeb possui integrações nativas com diversos outros backends externos, então a escolha de backend pode determinar qual será o limite de banco de dados do seu aplicativo WeWeb.
Para entender melhor essa questão, vamos analisar o limite de banco de dados de alguns dos principais backends externos que podemos conectar ao WeWeb:
Limite de banco de dados do Firebase
O Firebase dispõe de um limite para o seu banco de dados, sendo de 10GB de espaço de armazenamento e 10 milhões de operações por dia. Além disso, há também limites adicionais impostos pelo backend, como:
- Tamanho máximo de um documento (1MB);
- Tamanho máximo de campo (1GB);
- Número máximo de campos por documento (100); e
- Número máximo de coleções por banco de dados (200).
Limite de banco de dados do Xano
A compreensão da limitação de banco de dados do Xano é fácil: No Plano Build, gratuito, existe um limite de 100.000 registros e taxas de APIs.
Porém, quando você se muda para os planos pagos, iniciando pelo Plano Launch, os limites de registros e taxas desaparecem. Isso se mantém em todos os demais planos pagos: Scale 1x, Enterprise e Agency.
Limite de banco de dados do Supabase
No Supabase, os limites de banco de dados variam de acordo com o plano escolhido. No Plano Free, o limite de banco de dados é de 500MB, com 1GB de armazenamento de arquivos.
No Plano Pro, os limites de banco de dados aumentam para 8GB, com 100GB de armazenamento de arquivos.
Para os planos Team e Enterprise, os limites permanecem os mesmos do Pro, acrescentando um recurso de backups diários armazenados por 14 dias.
WeWeb é seguro?
Sim, WeWeb fornece um recurso de proteção de forma nativa. Então, ao criar qualquer tipo de aplicativo web dentro da plataforma, existe uma funcionalidade que pode ser ativada para garantir a segurança adequada às páginas.
Esse recurso se chama “private access”, que te permite definir quem pode acessar determinada página do aplicativo, como a homepage após realizar o login, por exemplo. Isso te permite criar uma autenticação de usuários, protegendo as páginas do aplicativo.
É possível proteger dados confidenciais contra acesso não autorizado com qualquer um dos 6 métodos de autenticação nativos: Xano, Auth, Supabase Auth, WeWeb Auth, Auth0, OpenID ou qualquer sistema de autenticação personalizado baseado em token.
Existem vagas para desenvolvedores WeWeb?
Sim, existem vagas para desenvolvedores WeWeb. Apesar das vagas para desenvolvedores tradicionais serem ainda a maioria, existe um amplo mundo de oportunidades para desenvolvedores No Code e Low Code que ainda precisa ser explorado.
Se você estiver interessado em se tornar um desenvolvedor WeWeb e pesquisar no LinkedIn por vagas na área, por exemplo, você ainda encontrará algumas oportunidades.
Porém, a maioria das vagas para desenvolvedores WeWeb estão concentradas em grupos e comunidades especializados, como o marketplace da Comunidade Sem Codar, que atualiza regularmente as ofertas de emprego dos seus membros.
Qual o salário de desenvolvedores WeWeb?
Não encontramos dados publicados, específicos sobre o valor médio salarial de um desenvolvedor WeWeb, mas conseguimos dar referências para você não ficar perdido.
De acordo com pesquisa salarial de desenvolvedores brasileiros, divulgada pelo canal Código Fonte TV, a média salarial de profissionais que atuam com Low Code é de R$ 8.256,66.
Outra boa referência, é considerar o salário médio de programadores web frontend, que variam entre R$ 1.553,11 e R$ 15.527,48, dependendo do nível de experiência:
- Estágio: R$1.553,11
- Júnior: R$3.763,38
- Pleno: R$7.856,28
- Sênior: R$15.527,48
Fonte: https://pesquisa.codigofonte.com.br/2023
Como aprender WeWeb?
Recentemente, a Comunidade Sem Codar lançou o primeiro módulo do novo curso WeWeb, disponível para todos os membros. Apesar de ser um curso relativamente novo na comunidade, o primeiro módulo já ensina a criação prática de um app de lista de mercado.
Assim como acontece nas demais formações da Comunidade Sem Codar, como cursos Bubble e FlutterFlow, o curso de WeWeb vai ser populado nos próximos semestres, com um conteúdo robusto e bem explicado, que estará disponível para todos os membros.
Entre os cursos WeWeb já planejados e em desenvolvimento, destacam-se:
- WeWeb para iniciantes: onde serão vistos os principais fundamentos básicos da plataforma, como elementos, layout, dados, workflows, páginas, plugins, extensões, configurações, Deploy e publicação.
- WeWeb – Design e Responsividade: onde serão ensinados a criação de um layout para web do zero, ajustes de responsividade para o formato mobile, espaçamento, cores, tipografia, elementos, posicionamento, entre outros.
- WeWeb – API e Pagamentos: onde veremos tudo sobre chamadas API e integração com Stripe para enviar pagamentos, receber confirmação de pagamentos e webnook, entre outros.
- WeWeb – Aplicativos completos: onde outros professores técnicos, convidados pela Comunidade Sem Codar, irão ensinar passo a passo a criação de alguns aplicativos completos, como fórum circle usando Xano, um sistema de gestão usando Supabase e um app de finanças pessoais usando SQL.
Os módulos de fundamentos das formações WeWeb serão ministrados pelo especialista em desenvolvimento visual, Renato Asse, que está disponível para tirar dúvidas no grupo exclusivo de membros.
A aba de WeWeb na comunidade já conta também com um curso extra, onde são ensinados recursos avançados para solucionar problemas e dificuldades específicas relatadas por alunos da comunidade em seus projetos.
A Comunidade Sem Codar é o local ideal para adquirir e aprimorar seu conhecimento sobre desenvolvimento visual No Code e Low Code, e transformar esse conhecimento em lucro. Participe e desfrute dos benefícios de um ambiente de aprendizagem proveitoso.
Seja um membro da Comunidade Sem Codar e domine tudo sobre WeWeb para dar vida aos seus projetos!