Desenvolvedor WordPress virou o jogo com Bubble e criou portal de serviços para prefeituras

Picture of Renato Asse

Renato Asse

Paulo Chaves sempre procurou alternativas para aprender linguagem de programação e acabava frustrado. Ele, que é desenvolvedor WordPress há mais de 10 anos, já tinha gasto mais de R$ 5 mil em cursos de escolas de programação e nunca via o resultado. Isso até conhecer o Bubble, ferramenta de desenvolvimento no-code.

Em novembro de 2020, o profissional entrou para a Comunidade Sem Codar e se surpreendeu. “Assisti as aulas e vi a organização do material… Comecei a entender que era possível tirar minhas ideias do papel”, diz.

Paulo conta que 2020 foi o ano da mudança. Ele tinha um bistrô no interior de São Paulo e devido à pandemia, precisou fechar o local e entregar o prédio ao proprietário. Neste momento de incerteza, decidiu voltar a trabalhar com programação e encontrou os vídeos do Renato Asse no Youtube. “Nessa busca incessante comecei a pensar em no-code e foi quando encontrei o vídeo do Renato falando do Aqqua. Ali, vi que era possível validar um programa rápido sem precisar aprender códigos, como PHP”, conta.

A facilidade do sistema chamou a atenção e ele entrou para a Comunidade Sem Codar. O Bubble passou a ser explorado e ele viu que era o momento de criar um MVP (Produto Viável Mínimo) para poder investir. “Criei um portal de gestão em que a prefeitura cadastra os serviços que oferece ao cidadão e esse cidadão também consegue acessar e acompanhar as solicitações, com envio de áudio, inclusive”, explica.

Com o portal desenvolvido, a ideia é participar de uma licitação para que a prefeitura possa utilizá-lo.

“Hoje, vivo de Bubble e de WordPress. Tenho alguns outros projetos e só tenho que agradecer ao Renato. A Comunidade é muito participava e as aulas são completas”, afirma.

Se você também quer desenvolver outras habilidades como o Paulo, entre para a nossa comunidade. O seu jogo também pode mudar!

Inscreva-se na Comunidade Sem Codar, o maior curso No Code do mundo, com aulas Bubble e AppGyver passo-a-passo do zero, do básico ao avançado, e ainda ganhe acesso ao grupo exclusivo dos membros para tirar dúvidas sobre Bubble e desenvolvimento No-Code:

Resultados de outros alunos com No Code