Preciso saber programar para criar um Aplicativo do ZERO?

Me perguntam se preciso saber programação (HTML, JS, CSS, PHP, Python, Node, Ruby) pra criar um aplicativo e tirar minha ideia do papel.

E essa é minha resposta:

Se você chegou até esse vídeo, é porque tem uma ideia de um aplicativo ou um software, e está procurando maneiras de tirar sua ideia do papel, certo?

Meu nome é Renato Asse, e vou te mostrar como faço para criar meus aplicativos.

E, vou te mostrar como você também pode criar o seu app gratuitamente, em 30 dias, e o melhor: sem digitar uma só linha de código.

Por que sem código?

Sempre fui muito envolvido com empreendedorismo e startups. E uma das perguntas mais comuns que ouço é:

“tenho uma ideia brilhante e plano de negócios pronto para um novo app, um SaaS, um CRM, um marketplace, uma rede social, um ERP, que vai revolucionar meu nicho ou meu mercado, mas não quero gastar neste estágio inicial para contratar programadores.

Algum programador tem interesse em uma parceria ou sociedade?

Pois é.

Vejo isso o tempo todo, pois realmente existe um senso comum de que para desenvolver um aplicativo é preciso um programador e meses de desenvolvimento.

E se eu te dissesse que você, sem nenhum conhecimento em programação e sem nunca ter digitado uma linha de código, consegue tirar sua ideia do papel e desenvolver o aplicativo que você quiser em 30 dias?

Qual a diferença de um site para um aplicativo?

O primeiro passo é entender a diferença de um site estático para um aplicativo.

Um site é aquele que tem as páginas normais, geralmente com aquela estrutura básica de:

  • Início
  • Sobre mim
  • Contato
  • Blog

O máximo de interação que o usuário tem com o site é que, ao clicar no botão ele vai para outra página, ou envia mensagens, enfim, coisas simples.

O aplicativo, no entanto, seja mobile, desktop, ou responsivo, é aquele em que o usuário pode fazer cadastro, login, criar itens num banco de dados, editar os dados, visualizar, excluir, filtrar, etc.

O aplicativo te permite manipular e visualizar os dados como quiser, praticamente não há limites.

Exemplos de aplicativos são o Airbnb, que é um marketplace entre proprietários de imóveis e hóspedes, ou o Pipedrive, um CRM que permite ao usuário organizar os clientes dele, Twitter e outras redes sociais, e tantos outros que você usa todo dia.

A grande diferença, portanto:

  • O site te permite visualizar dados;
  • O aplicativo te permite criar, editar, deletar, e visualizar dados como bem entender.

Parece pouca diferença, mas isso abre possibilidade infinitas.

Editores Visuais

Para criar sites estáticos, há 20 e tantos anos atrás, você fazia o seguinte: o programador digitava o código HTML direto em um bloco de notas, salvava o arquivo .html, e então visualizava o arquivo no navegador pra ver como tinha ficado.

O programador então fazia as modificações no código, salvava e assim ia.

Mas logo foram aparecendo ferramentas como o Microsoft Frontpage, Dreamweaver, e outros editores visuais que facilitaram muito a criação de sites:

Esses editores visuais também são conhecidos como WYSIWYG, ou, “what you see is what you get”, que em inglês significa: o que você vê é o que há, ou seja, você via a própria cara do site, mudava a posição dos textos e elementos ali mesmo, e o próprio editor alterava o código.

Esses editores é que foram virando, por exemplo, o WordPress, o WIX, e outras ferramentas em que hoje qualquer um consegue criar um site do zero em 20, 30 minutos e ter ele no ar exatamente com a cara que você deseja, sem nunca precisar mexer no código nem aprender a programar.

Mas como aplicativos são muito mais complexos que sites estáticos, os primeiros editores visuais de apps só apareceram agora. E de poucos anos pra cá é que começaram a se tornar ferramentas poderosas.

As ferramentas de desenvolvimento de aplicativos atuais não só são muito boas, como estão melhorando a cada dia:

E esse é meu objetivo aqui no Sem Codar: quero te mostrar qual a ferramenta certa pra você, de acordo com o tipo de aplicativo que você quer criar, e te ensinar a usá-la.

A programação tradicional vai acabar?

Agora, você precisa ter algumas coisas em mente: algo que você vai me ouvir dizer muito é que, mesmo que você consiga criar aplicativos avançados e complexos nessas plataformas sem programar, não acho que elas jamais vão substituir a programação tradicional.

O motivo é simples: o aplicativo feito no código te permite alcançar o nível máximo de controle e de personalização.

Com seu aplicativo tendo sucesso e crescendo, a tendência é que você queira implantar algoritmos de inteligência artificial, algoritmos avançados de busca, controle de capacidade dos servidores pra aguentar uma infinidade de usuários, e outras coisas que hoje você só consegue fazer com um desenvolvedor dedicado programando seu aplicativo.

O que tento mostrar todo dia, no entanto, é que você não precisa de nenhuma dessas funcionalidades super avançadas para tirar sua ideia do papel e criar seu app, seja lá qual for.

As ferramentas sem código te permitem criar seu app do zer, abrir sua empresa, receber os primeiros usuários, começar a ganhar dinheiro, colher o feedback dos clientes, melhorar seu aplicativo, adquirir ainda mais clientes, contratar seus primeiros funcionários para que, então, aí sim, já com a ideia validada e dinheiro no bolso, você possa decidir se vale a pena (ou não) migrar para um aplicativo com código próprio.

A questão é que, fazer o aplicativo com código é caro, demorado, e dificulta a implantação de melhorias rápidas pra atender o feedback dos usuários.

Enquanto fazer o aplicativo sem código, por conta própria, é rápido, barato, e te permite fazer alterações e melhorias em poucas horas, o que vai trazer muita satisfação dos seus clientes.

Se você quer participar dessa jornada comigo, se inscreva no meu canal do YouTube. E se tiver dúvidas e sugestões, me diga aqui nos comentários!

Tudo que você precisa saber sobre Desenvolvimento Visual de Aplicativos em uma aula Online e 100% Gratuita:

Renato Asse

Renato Asse

Sem Codar é onde empreendedores aprendem a criar aplicativos web e mobile sem programação ou código. Acesse nosso Canal no YouTube para ver os tutoriais e dicas de desenvolvimento.

Posts relacionados

INSCREVA-SE

Cadastre-se gratuitamente para receber dicas, tutoriais e novidades sobre o mundo do desenvolvimento sem código:

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

Cadastre-se Gratuitamente