Saiba quanto ganha um desenvolvedor de plugins Bubble.io

Confira neste artigo:

Compartilhe

O Bubble, como sempre falo em meus vídeos no YouTube, permite que pessoas com nenhum conhecimento em linguagens de programação produzam os mais variados e complexos aplicativos e softwares para diferentes usos e clientes.

No passado, comentei que talvez não valesse a pena criar plugins para vender no marketplace do Bubble, pois o valor dos plugins é baixo e o retorno não parecia dos mais promissores. Mas esse artigo é quase um pedido de desculpas: ao investigar quanto alguns Desenvolvedores Bubble estão faturando com plugins, fiquei impressionado.

Confira abaixo uma breve explicação do que são os plugins do Bubble.io e a resposta para as perguntas que não querem calar: vale mesmo a pena focar em criar Plugins para o Bubble, e quanto ganha um desenvolvedor de plugins Bubble.io?

O que é o Bubble.io?

Bubble.io é uma plataforma de desenvolvimento No Code que permite a criação de aplicativos web e mobile sem programar. Tudo é criado de forma 100% visual, desde o design das telas do aplicativo, o banco de dados, as lógicas, regras de negócios e workflows, as integrações API e até mesmo funções avançadas de ações de servidor.

Através do Bubble, o Desenvolvedor No Code consegue criar aplicações completas e 100% funcionais, de forma muito mais simples e rápida que usando linguagens de programação tradicionais.

O que são os plugins no Bubble.io?

Os plugins Bubble permitem estender as funcionalidades do Bubble, para que os desenvolvedores possam levar o desenvolvimento de seus aplicativos em Bubble muito mais longe. Quando você precisa de uma funcionalidade que o Bubble não possui de forma nativa, provavelmente já existirá um plugin que faça isso. E caso ainda não existe um plugin, você pode criar um.

Existem plugins Bubble para:

  • Criação de Gráficos Personalizados
  • Geração de Relatórios e Documentos PDF
  • Reprodução e Streaming de Vídeos
  • Mapas e endereços
  • Animações e efeitos visuais interativos
  • Edição de imagens
  • Impressão
  • Reprodução e Gravação de Áudio
  • Integrações com qualquer API que você imaginar: redes sociais (Instagram, Facebook, Linkedin), preços de ações e ativos financeiros, bancos de dados externos (como AWS, Firebase, Xano), cálculo de frete (Correios, Melhorenvio), Tabela FIPE, e muito mais
  • Integrações com meios de pagamentos (Asaas, Paypal, Pagseguro, Mercadopago, Stripe)
  • E mais de 4 mil plugins para tudo que você imaginar

Existem 2 tipos de plugins Bubble: os plugins de API, e os plugins de código.

Os plugins de API podem ser criados sem qualquer necessidade de conhecer linguagens de programação, e funcionam igual o Conector API do Bubble, de forma visual e intuitiva. Você pode criar integrações API com qualquer serviço externo no padrão REST API.

Já os plugins de código exigem conhecimento em HTML, CSS e Javascript. Desta forma, você consegue inserir qualquer código para realizar funções que o Bubble não faz de forma nativa, inclusive com Node.js.

Ainda, você pode utilizar bibliotecas prontas do Github para executar funções avançadas, com apenas algumas linhas de código.

modelo de pagamento de plugins é feito de duas maneiras: a pessoa interessada pode te pagar um valor mais alto pela compra do plugin, ou ainda desembolsar um valor mensal bem menor por sua assinatura, podendo cancelá-la quando desejar.

Existem plugins de todas as faixas de preço, desde US$3 a US$150, variando conforme a complexidade da função que ele oferece.

As pessoas me perguntavam muito se valia a pena ser um desenvolvedor de plugins para ganhar dinheiro e eu, erroneamente, dizia que não.

Porém, depois eu fui mais a fundo para entender quanto os Desenvolvedores de Plugins Bubble estão ganhando, e fiquei surpreso.

O plugin mais vendido do Bubble, por exemplo, “Air Native Plugin”, tem 13.692 instalações, a um preço de U$10/mês. Não dá para saber quantos desses são assinatura e quantos já foram comprados, mas se forem todos mensalidade, só esse plugin gera uma receita mensal de U$136.920/mês, mais de meio milhão de reais por mês!

Vou analisar um pouco essa área para você entender de forma aprofundada sobre esse assunto e quanto um desenvolvedor de plugins pode chegar a ganhar, confira abaixo.

Como saber quais são os plugins mais vendidos no Bubble.io

Se entrarmos no marketplace de plugins do Bubble, você verá centenas de opções para instalar. O layout dessa página infelizmente não oferece um filtro inteligente que permita ordenarmos as opções por quantidade de downloads, mesmo que você consiga ver um a um para ter essa informação.

Porém, é possível utilizar outra estratégia para fazer essa análise. Como você deve imaginar, o Bubble é criado em Bubble. Não a plataforma em si, mas as páginas e a interface da plataforma.

Inclusive, se você entrar no link https://bubble.io/page?name=index&id=meta_public&tab=tabs-1, é possível acessar o próprio editor do Bubble.io. É um excelente recurso para você ver como é o banco de dados e como ele é estruturado e até enxergar os workflows construídos.

Portanto, caso você seja um usuário mais avançado de Bubble.io, já percebeu que se o Bubble.io é criado com Bubble, então é possível buscar diretamente no banco de dados do Bubble a listagem de plugins utilizando a API de Dados (Data API).

Use o Conector API do Bubble para fazer uma chamada GET para a URL htttps://bubble.io/api/1.1/obj/plugins, e você conseguirá acessar a base de dados completa dos plugins Bubble.

Dessa forma, é possível puxar esses dados e ordenarmos como quisermos. Resumindo todo esse processo, analisei os plugins considerarmos comerciais, o nome dos plugins, quantidade de usos e o preço, da assinatura ou de compra.

Veja isso na prática aqui: https://semcodar-listapluginsbubble.bubbleapps.io/version-test/

Link do editor: https://bubble.io/page?type=page&name=index&id=semcodar-listapluginsbubble&tab=tabs-1

Caso você queira entender o passo a passo como fazer todo esse processo, é possível assistir eu fazer isso na prática em um vídeo do meu canal.

Agora, vamos aos resultados, que é o interessa!

Quais os plugins mais vendidos no Bubble atualmente?

Considerando esse processo que comentei acima, onde listei os plugins mais vendidos no Bubble.io atualmente, chegamos no resultado ordenado pela quantidade de vezes que ele foi instalado!

Para ter ideia do volume de downloads e compras realizadas, vou listar os principais que estão no topo da lista de mais baixados (março/2023). Confira abaixo:

  • Air Native Plugin by Zeroqode: 13.692 instalações * U$10 = U$136.920/mês
  • Bundle: 13.106 instalações * U$20 = U$262.120/mês
  • Bubble Page to PDF converter: 8.278 instalações * U$10 = U$82.780/mês
  • Chart JS – Charts and Graphs: 8.161 instalações * U$9 = U$73.449/mês
  • Video Player: 6.431 instalações * 7 = U$45.017/mês

Os 5 plugins comerciais mais instalados do Bubble faturam entre U$45 mil e U$226 mil (dólares) por mês. Entende agora porque disse que eu me arrependo de ter dito que desenvolver plugins não era rentável? Claramente, eu estava enganado.

E usando esse exemplo, dá para perceber que plugins só precisam ser úteis, e não necessariamente algo mirabolante. O Bubble Page to PDF, por exemplo, é simplesmente um plugin para gerar PDF. Na Comunidade Sem Codar temos aulas mostrando como criar um plugin como esse.

Fica claro que, considerando o tamanho do ecossistema do Bubble e o alcance que possui em todo o mundo, é claramente possível ganhar (muito) dinheiro sendo um desenvolvedor de plugins, seja seu foco principal ou aproveitando seu tempo livre para criar projetos úteis para outros desenvolvedores.

Por que vale a pena investir em programação No Code e em plugins?

Já faz algum tempo que as áreas de desenvolvimento de aplicativos e programação tem os holofotes voltados para si pela alta demanda em uma era cada vez mais digital, onde praticamente tudo possui uma versão online e pode ser executado pela internet.

Sejam os pequenos negócios ou grandes empresas têm investido cada vez mais nessas alternativas para simplificarem suas operações ou para oferecer serviços adaptados ao digital.

Entretanto, o Desenvolvimento No Code vem ganhando ainda mais visibilidade e tem se tornado a solução mais interessante para chegar no produto que o cliente deseja, seja por ser produzido em muito menos tempo, quanto pelo custo menor que ele pagará.

Para você ter ideia do tamanho que esse mercado ainda vai atingir, uma pesquisa recente feita nos Estados Unidos mostrou que 80% das empresas afirmaram que soluções no-code adicionaram valor a seus negócios.

Agora vamos olhar para alguns dados e projeções do mercado que dão uma ideia do que podemos esperar para um futuro próximo e como será a demanda do no-code.

A Gartner, empresa de tecnologia, fez um levantamento em 2021 e observou que as plataformas no-code tiveram um crescimento projetado de 23% somente naquele ano, principalmente pela demanda do mercado após o início da pandemia de Covid-19.

Esse crescimento resultou em um aumento de mais de US13,8 bilhões em investimentos na área, mostrando que a tendência dessa metodologia de programação vai crescer muito mais nos próximos anos.

Agora, somente os próximos anos, essa empresa fez outra projeção que não deixa dúvidas: até 2024, 65% dos aplicativos e plataformas do mundo serão produzidas em no-code ou low-code.

Ou seja, mais da metade dos softwares nos próximos anos utilizarão uma modelagem fugindo do modelo tradicional, onde a construção das soluções era feita com codificação.

Somente esses dados, dentre outras muitas pesquisas e projeções, mostram como esse caminho pela busca do no-code será cada vez maior, precisando igualmente de mais profissionais capacitados nessa área.

O mesmo acontece com um desenvolvedor de plugins, que deverá atender a demanda de novas soluções para implementar aplicativos e outros serviços programados através do no-code.

Como ser um desenvolvedor de plugins?

Se você quer focar nesse mercado e ser um desenvolvedor de plugins, a minha sugestão é obter conhecimento específico para essa área, o que pode ser facilitado sendo um membro da Comunidade Sem Codar.

Se você já é um membro da Comunidade Sem Codar, o primeiro passo é você assistir o módulo de Integrações API. Nesse módulo você aprenderá tudo sobre como fazer integrações API com serviços externos, e já vai conseguir criar muitos plugins.

Depois, assista o módulo “Programação para Programadores No Code” e acesse “Introdução em Javascript”.

Por fim, existe um módulo completo sobre “Desenvolvimento de Plugins”. Nesse módulo você aprenderá o passo-a-passo para criar todos os tipos de plugins em Bubble.

Sendo assim, é indiscutível que investir em conhecimento de desenvolvimento no-code é uma saída altamente lucrativa que vai escalar, e muito, nos próximos anos.

Se você que se aprofundar nesse assunto para começar a desenvolver no Bubble.io e entender tudo sobre essa ferramenta, assista uma Masterclass Gratuita do Sem Codaré só acessar esse link e se cadastrar!

Quer aprender mais sobre

Desenvolvimento de Aplicativos No-Code?

Comece por essa
Masterclass Gratuita

Uma aula gratuita onde você irá aprender tudo sobre o que No Code, Low Code, Bubble, FlutterFlow, programação visual, desenvolvimento sem código, quais as melhores ferramentas, o que é possível criar, e muito mais. Clique no botão abaixo para acessar essa aula 100% online e 100% gratuita: QUERO ASSISTIR A MASTER CLASS GRATUITA

Me Siga no Youtube @RenatoAsse

Me siga no YouTube para receber toda semana novos vídeos ensinando tudo sobre desenvolvimento visual de aplicativos e No-Code. SIGA O CANAL NO YOUTUBE

Inscreva-se na
Comunidade Sem Codar

Um curso online com centenas de aulas passo-a-passo do zero, e ganhe acesso ao grupo exclusivo dos membros para tirar dúvidas sobre Bubble, FlutterFlow, AppGyver e desenvolvimento No Code e Low Code: ENTRAR NA COMUNIDADE SEM CODAR

Junte-se a nós e fique por dentro

Assine a News SemCodar