ATENÇÃO: Se você está procurando somente como utilizar o buscador de interesses secretos, e não tem interesse em criar uma igual, acesse este artigo.
Em 2019 me tornei membro da Comunidade Sobral de Tráfego. Para quem não conhece, é um grupo fantástico de empreendedores e gestores de tráfego com acesso ao conteúdo das lives do Pedro Sobral, que se reúnem para discutir as melhores práticas para atrair e engajar público em um grupo fechado do Facebook.
Foi nesse grupo que percebi uma dor de quem usa o Facebook Ads: quando você está criando um público e pede ao Facebook as “sugestões de interesses”, ele te apresenta somente 25 opções:
Para um interesse super amplo como Golfe, por exemplo, 25 opções é muito pouco. E o pior: o Facebook vai sempre apresentar as mesmas 25 opções para todos os anunciantes. Na prática, dificilmente você vai conseguir um resultado superior utilizando os mesmos interesses que seus concorrentes.
E então, comecei a pensar se podemos usar as APIs do Facebook pra extrair todas as sugestões do Facebook Ads, independente da quantidade.
E não é que consegui!? 😲
Em resumo, segui este tutorial no Medium com as instruções de como utilizar a API do Facebook para puxar as sugestões, e compilei tudo no Bubble.is para transformar em um aplicativo de uso fácil. Veja como:
Índice
Passo 1. Criar um Facebook App
Acesse o Facebook para desenvolvedores e clique em + Adicionar um novo aplicativo.
Dê um nome, coloque seu email e clique em Criar.
Selecione Implementar API de Marketing, é o tipo que vamos usar nesse tutorial. Clique em Confirmar.
Pronto! Você agora tem um App do Facebook para usar as APIs deles.
Agora anote o ID do Aplicativo, a Chave Secreta do Aplicativo, e insira o domínio do seu App bubble em Domínios do aplicativo (Configurações > Básico):
Ainda no Facebook for Developers, acesse Configurações > Avançado, e insira os domínios conforme abaixo (substituindo, claro o ‘semcodar’ pelo seu domínio no Bubble):
Por fim, ainda no Facebook for Developers, acesse Login do Facebook > Configurações, e insira os domínios (substituindo, novamente, o ‘semcodar’ pelo seu domínio):
Agora vamos construir o aplicativo no Bubble.is.
Ou, se você não quiser contruir o aplicativo e apenas utilizar ele pronto, acesse aqui o Buscador Gratuito de Interesses Secretos do Facebook.
Passo 2. Criar a API de Interesses Relacionados
No Bubble.is, acesse a tela “Plugins”, e caso ainda não tenha, instale o API Connector, um plugin gratuito:
Crie uma nova API com as seguintes especificações:
Nome da API: Coloquei “Facebook”;
Authentication: OAuth2 User-Agent Flow;
App ID: O ID do Aplicativo que você pegou no Facebook (passo 1);
App Secret: A chave secreta do aplicativo que você pegou no Facebook (passo 1);
Scope: public_profile read_insights
Obs: Scope é o escopo de permissões que estamos solicitando pro Facebook. Neste caso, veja que estamos solicitando somente permissão para ler o perfil público (public_profile) e para ler os dados de marketing (read_insights), que é onde coletamos os dados dos interesses de públicos. Não há qualquer permissão para postar conteúdo.
Header Key: Authorization: Bearer
Authentication goes in the header: Sim
Use a generic redirect URL: Sim
Login Dialog Redirect: https://www.facebook.com/v4.0/dialog/oauth
Access Token Endpoint: https://graph.facebook.com/v4.0/oauth/access_token
User Profile Endpoint: https://graph.facebook.com/v4.0/me
User ID key path: id
User email key path: email
Nome da Call (chamada): “Interests”
Use as: Action
Data type: JSON
Tipo de call: GET
Texto da chamada: https://graph.facebook.com/search?type=adinterest&q=[interest]&limit=500&locale=pt_BR
OBS: Veja que, com o texto acima, criamos o parâmetro interest (onde vai o nome do interesse depois).
Desmarque o “Private” do parâmetro acima;
Agora, para poder fazer a chamada da API, será necessário criar um simples botão para Login no Facebook, para que você consiga obter o Token de Acesso que permitirá a chamada:
Ótimo, agora clique em Preview no canto superior direito do editor Bubble, para ver como ficou o aplicativo, clique no Botão “Login no Facebook” que você criou, e você será encaminhado à tela do Face para fazer o login com sua conta:
Ao fazer o login, agora você estará autorizado a fazer a chamada da API.
Agora sim, acesse o API Connector novamente no Bubble e clique em Initialize call:
O Bubble vai fazer uma call e já vai receber de volta os primeiros dados de interesses relacionados do Facebook. Ele vai te mostrar na tela acima um exemplo apenas para saber quais dados pretendemos utilizar. Pode colocar “Ignore field” / Ignorar campo quase todos os campos (são dados que não precisamos), exceto:
- Name: text (é o nome do interesse sugerido, “Golfe”, neste exemplo);
- Audience_size: number (é o tamanho da audiência do interesse, 220.684.930 neste exemplo).
Clique em Save e temos nossa API pronta!
Passo 2. Criar a API de Mais Sugestões de Interesses
Agora, vamos criar uma API que vai puxar as sugestões de interesses com base em outro interesse. Crie mais uma Call/Chamada conforme abaixo:
- Nome da Call (chamada): “FBWA Interest Suggestions” (o FBWA é apenas para sinalizar que é a API com autenticação – With Authentication – não se preocupe com isso, é apenas para eu me localizar nos plugins).
- Use as: Action
- Data type: JSON
- Tipo de call: GET
- Texto da chamada: https://graph.facebook.com/search?type=adinterestsuggestion&interest_list=[“Golf”]&limit=45&after=[afterid]
- OBS: Veja que, com o texto acima, criamos 2 parâmetros – “Golf” (onde vai o nome do interesse depois), e “afterid” (para avançarmos para as próximas páginas, explicaremos daqui a pouco).
- Desmarque o “Private” dos 2 parâmetros acima;
- Marque a caixa “Capture responde headers”, para pegar também os cabeçalhos da API.
- Clique em Initialize call
O Bubble.is vai fazer uma call e já vai receber de volta os primeiros dados de sugestões do Facebook. Ele vai te mostrar na tela acima um exemplo apenas para saber quais dados pretendemos utilizar. Pode colocar “Ignore field” / Ignorar campo quase todos os campos (são dados que não precisamos), exceto:
- Name: text (é o nome do interesse sugerido, “Tênis”, neste exemplo);
- Audience_size: number (é o tamanho da audiência do interesse, 290.524.090 neste exemplo);
- Body paging cursors after: text (é um código que nos permitirá avançar para as próximas páginas, explicarei daqui a pouco).
Clique em Save e temos nossa API pronta!
Passo 3. Layout do aplicativo
Agora acesse a tela “Design” e desenhe o aplicativo. Abaixo um exemplo de como fiz, utilizando as mesmas cores e fontes do Facebook.
O importante é que o aplicativo tenha os seguintes elementos:
- Botão de Login, onde irá fazer o login na conta do Facebook para começar a puxar dados;
- Input tipo texto, onde irá a palavra-chave que você quer usar como base para procurar sugestões;
- Botão que vai iniciar a pesquisa de interesses;
- Repeating Group, com o tipo de conteúdo Interests data, com 3 elementos:
- Texto dinâmico (dentro do Repeating Group) para exibir nome dos interesses: Current cell’s Interest data’s name;
- Texto dinâmico (dentro do Repeating Group) para exibir o tamanho da audiência dos interesses: Current cell’s Interest data’s audience_size;
- Botão Sugestões Relacionadas, para buscar as sugestões de interesses do Facebook para um determinado interesse.
- Repeating Group, com o tipo de conteúdo FBWA Interest Suggestions body data, com 2 elementos:
- Texto dinâmico (dentro do Repeating Group) para exibir nome dos interesses: Current cell’s FBWA Interest Suggestions body data’s name;
- Texto dinâmico (dentro do Repeating Group) para exibir o tamanho da audiência dos interesses: Current cell’s FBWA Interest Suggestions body data’s audience_size.
- Botão para prosseguir para a próxima página do grupo de sugestões de interesses.
Passo 4. Ações
Nosso aplicativo possui 4 botões – Login, Pesquisa, Sugestões Relacionadas e Próxima Página. Vamos configurar a ação quando você clicar neles agora:
Botão Login
Botão Pesquisar interesses
Botão Sugestões Relacionadas:
No campo “Golf” (ou seja, o interesse que servirá como base para buscarmos sugestões), coloque o nome do interesse da célula atual, com um [“ ao início e “] ao final. Coloquei um “Find & Replace” ali para trocar os símbolos de & por %26, pois a API do Facebook não reconhece este símbolo.
No afterid, deixe em branco.
ENTENDA: Ao fazermos uma chamada de API para obter as sugestões de interesses do Facebook, ele só retorna 45 interesses de cada vez. Para acessar os próximos, você precisa chamar a próxima página. E para isso, faremos a próxima chamada (do botão Próxima Página) agora utilizando este código "after".
Botão Próxima página:
Veja que são 3 ações iguais às do botão Sugestões Relacionadas acima (a ação 4 não é necessária). A diferença é que desta vez, na 1ª ação, utilizamos a keyword do rg_sugestoes’s keyword, ou seja, pediremos as sugestões para a mesma keyword que já está no custom state do Repeating Group.
E, não deixaremos o campo ‘afterid’ em branco, mas sim rg body’s afterid, ou seja, vamos chamar a API agora com o código “after” que está no repeating group, desta forma chamando a próxima página de interesses.
Passo 5. Tudo pronto! Agora vamos utilizar.
Para utilizar o buscador, basta inserir a palavra-chave que você deseja buscar e pesquisar:
Neste exemplo do Golfe, já recebemos 204 interesses relacionados, contra os 25 que o Facebook mostra normalmente!
E, ao clicarmos, por exemplo, em Sugestões Relacionadas de Campo de Golfe, recebemos mais dezenas:
Na prática, temos acesso à uma quantidade praticamente ilimitada de interesses disponibilizados pelo Facebook.
Espero que tenha gostado!
Se tiver dúvidas, sugestões ou ideias para os próximos tutoriais e vídeos, deixe nos comentários ou me chame no renato@semcodar.com.br.
Nos vemos na próxima!
LINKS:
Buscador Gratuito de Interesses Secretos do Facebook (Sem Codar)
Artigo do InterestExplorer que utilizamos como base
Bubble.is – ferramenta que utilizamos para desenvolvimento sem código