Como Criar um Aplicativo de Cardápio em Minutos (sem programar)

Comecei uma série de vídeos ensinando a criar aplicativos com o Glide (glideapps), uma ferramenta que conheci recentemente e fiquei simplesmente a-pai-xo-na-do!

O Glide tem uma proposta bem diferente das plataformas de criação de aplicativos que geralmente falamos aqui, pois ele usa uma Google Planilha como o banco de dados.

Então, pra criar seu aplicativo no Glide, basta criar uma planilha Google com todos os dados que você quer, abrir uma conta gratuita no Glide e transformar sua planilha em um aplicativo em SEGUNDOS.

Veja no vídeo abaixo, ou continue lendo o artigo para o tutorial em texto.



Para criar, portanto, nosso aplicativo de cardápio começamos por aqui:



1. Crie uma Google Planilha

Eu usei como exemplo o cardápio do restaurante Didge em Florianópolis, que consegui no site ( https://www.didge.com.br/florianopolis/cardapio):

Peguei todos os dados do cardápio e trouxe para uma Planilha Google:

  • O nome do prato
  • A descrição do prato
  • O URL da foto do prato
  • O preço (na realidade o Preço não está presente no site do Didge, então eu criei valores de exemplo)

Veja que, para cada categoria do cardápio, criamos uma aba diferente na Planilha. E criamos, inclusive uma aba “Locais”, com todas as unidades do Restaurante.

Na Aba Locais, colocamos:

  • Nome da Unidade
  • Endereço
  • URL da Foto do local
  • Telefone
  • Horário de Funcionamento

Com a nossa planilha pronta, agora vamos partir para o Glide para transformar essa planilha no nosso aplicativo de cardápio.


2. Crie um Novo Aplicativo no Glide

Acesse o site do Glide, faça login com a conta do Google que você utilizou pra criar a planilha e escolha a planilha que você criou no passo anterior:

E… voilá!

Temos nosso aplicativo de cardápio criado com os mesmos dados que inserimos na Planilha Google!

Agora com o aplicativo criado, vamos personalizá-lo no próximo passo.


3. Personalize seu Aplicativo de Cardápio

Agora, podemos alterar o Layout de cada tela do aplicativo, em lista, lista compacta, barras, calendário, colunas, galeria, mapa e detalhes:

Quando o usuário clicar num prato, irá abrir uma tela de Detalhes. Podemos personalizar essa tela de cada prato inserindo textos, separadores, botões, e diversos outros elementos:

Na nossa aba de locais, podemos inserir elementos mais avançados, como mapas, vídeos, e dezenas de outros componentes:

E então, podemos personalizar as Abas do nosso aplicativo de cardápio, escolhendo quais queremos mostrar, quais abas queremos ocultar, os ícones de cada aba, e a ordem das abas:

Podemos, ainda, escolher a aparência do nosso aplicativo, podemos aplicar um modo noturno com a tela escura, podemos alterar os cores e personalizar o ícone que vai aparecer na tela inicial do aplicativo:


4. Publicar o Aplicativo

E, por fim, para publicar o aplicativo clicamos em Share App, ou Compartilhar App:

E aqui receberemos um URL que pode ser personalizado como você desejar. Basta acessarmos esse URL de qualquer navegador, no celular, no tablet ou no desktop, para acessarmos nosso aplicativo. Você pode, inclusive, imprimir esse QR CODE e colocar nas mesas do restaurante, por exemplo, para que o usuário possa acessar o cardápio de forma rápida e interativa.

Veja só como fica quando acessamos o aplicativo do computador:

E então, para abrir o aplicativo no celular, basta também acessarmos esse URL, mas veja que aparece um aviso para Adicionar o Aplicativo na Tela Inicial:

Basta clicarmos em Adicionar, e vai aparecer um ícone na nossa Tela Inicial do Celular:

Ao acessar o aplicativo de cardápio por esse ícone, veja só como agora o App abre sem as barras do navegador, e fica igualzinho aos aplicativos nativos:

E é assim que criamos o nosso aplicativo de cardápio em tempo recorde!

Veja que o que mais dá trabalho é popular os dados da planilha, mas depois que nossa planilha google está pronta, criar o aplicativo de cardápio não demora mais do que alguns minutos.

E o resultado final está longe de ser uma gambiarra ou tem aquela aparência amadora de muitos aplicativos que conhecemos. O aplicativo fica esteticamente impecável, e sem dúvida irá trazer um ar de profissionalismo e interatividade à qualquer restaurante que decida usar esse aplicativo.


Já viu os vídeos com tutoriais e dicas gratuitas que posto toda semana?

Acesse aqui meu canal no YouTube

Tudo que você precisa saber sobre Desenvolvimento Visual de Aplicativos em uma aula Online e 100% Gratuita:

Renato Asse

Renato Asse

Sem Codar é onde empreendedores aprendem a criar aplicativos web e mobile sem programação ou código. Acesse nosso Canal no YouTube para ver os tutoriais e dicas de desenvolvimento.

Posts relacionados

INSCREVA-SE

Cadastre-se gratuitamente para receber dicas, tutoriais e novidades sobre o mundo do desenvolvimento sem código:

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

Cadastre-se Gratuitamente